amagi

amagi

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Ainda a propósito do muro de Berlim.... Ronald Reagan e o seu arrebatador humor

Ronald Reagan tornou-se conhecido, entre muitas outras razões, pelo resgate de um certo libertarianismo americano, pelam recuperação de um discurso voltado para os valores e tradições puritanas, em sentido amplo, valores e crenças essas que nortearam o destino da América colonial e pós-colonial, iniciada pela a viagem do Mayflower.

A cidade brilhante sobre a colina,  na qual os homens cooperavam entre si e em que a nenhum instrumento político era permitido interferir na escolha de homens livres - falo do Estado -, estava ameaçada naquela década de 80 do século passado. Reagan percebeu isso. Ao forçar a URSS a um derradeiro sprint na corrida ao armamento, criou as condições para a queda do muro de Berlim e da dissolução do maior monstro totalitário que já governou na terra.

Mas Reagan era conhecido pelo seu humor sagaz, cujo alvo era frequentemente o arqui-inimigo  do leste Europeu, humor esse no qual se podia facilmente encontrar laivos de sabedoria que o haveriam de tornar num dos mais populares presidentes da história do EUA. Os vídeo seguintes demonstram precisamente isso mesmo.




Sem comentários:

Enviar um comentário