amagi

amagi

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Índice de Liberdade Económica: confiável?

Para os que julgam que o Índice de Liberdade Económica se mede pela quantidade de desregulamentação Estatal que não pode produzir outra coisa que não bolsas de pobreza e o aproveitamento do povo por parte de quem detém o capital, fica uma explicação séria e isenta sobre o que é isso de Liberdade Económica e quais os Países que ocupam os lugares cimeiros. E porquê.

Uma vez olhados os primeiros classificados, e qual a qualidade de vida que se usufrui em cada um deles, ficará ao critério do leitor achar que ocupar os lugares cimeiros no ranking benéfico ou se, pelo contrário,  deve ser algo a evitar.

O QUE É?


O Índice de Liberdade Económica mede o grau em que as políticas e instituições de um país apoiam a sua liberdade económica. Os pilares da liberdade económica são escolha pessoal, troca voluntária, liberdade para competir, e garantia da propriedade privada. Quarenta e duas variáveis são utilizadas para construir o índice e medir o grau de liberdade económica em cinco grandes áreas:

  1. Tamanho do Governo;
  2. Sistema Legal e Direito de Propriedade;
  3. Dinheiro Confiável;
  4. Liberdade de Comercializar Internacionalmente;
  5. Regulação.

O QUE É LIBERDADE ECONÓMICA?

Os elementos-chaves da liberdade económica são: a escolha pessoal; b) troca voluntária coordenada por mercados; c) liberdade para entrar e competir no mercado; e d) proteção de pessoas e suas propriedade de agressão por outros.
Estes quatro pilares indicam que a liberdade económica é encontrável quando os indivíduos são permitidos escolher por si mesmos e encetar transações voluntárias enquanto eles não causarem danos as outras pessoas ou às suas propriedades. Enquanto indivíduos, têm direito à sua própria vida, talentos e recursos, e não têm direitos algum a limitar os direitos dos outros.
Portanto, indivíduos não tem o direito de se assenhoriarem coisas dos outros ou demandar que outros provenham coisas para eles. Uso da violência, fraude e ofensas à integridade física não são permitidas e, ao invés disso, o0s cidadãos são livres para escolher, trocar e cooperar com outras pessoas – e competir caso seja do interesse. Numa sociedade economicamente livre, o principal papel do governo é proteger os indivíduos e sua propriedade de agressão de terceiros. O ILE foi criado para medir a extensão com que essas instituições e políticas estão consistentemente sendo asseguradas por um determinado país.

POR QUE É IMPORTANTE MENSURAR A LIBERDADE ECONÓMICA?

Construído a partir da obra dos laureados Nobel Friedrich Hayek e Douglass North, tem-se verificado uma explosão de investigações acerca do impacto de instituições económicas, políticas e legais na performance de países durante as duas últimas décadas.
Economistas referem-se a este corpo da literatura como Nova Economia Institucional. Esta pesquisa ilustra que as instituições exercem um grande impacto nas diferenças entre países em relação a renda per capita e crescimento económico. Outros fatores, incluindo características culturais, clima e local podem também ser importantes, mas atributos institucionais geralmente têm mais poder de explicação. O debate continua sobre o conjunto de instituições mais importantes para o processo de crescimento e a relação de causa e efeito entre vários arranjos políticos e económicos. Pesquisas indicam que as instituições económicas exercem um impacto mais forte e consistente no crescimento económico do que a democracia política. Entretanto, os dois podem ser complementares. O caminhar em direcção a uma estrutura política mais democrática frequentemente costuma antecipar reformas económicas. Isso tem levado ao debate sobre como o ordenamento das reformas políticas e económicas influenciam a performance e porque reformas ocorrem em alguns países, e não em outros.
A Nova Economia Institucional destaca a importância do projeto Liberdade Económica do Mundo. Os dados do ILE constituem a mensuração mais completa do grau em que os países permitem que a alocação de recursos ao mercado tende a ser mais eficiente. Obviamente, uma medida confiável do grau de importância que os países atribuem ás instituições de mercado, consideradas como o player fundamental do jogo económico, é central no auxílio aos esforços de pesquisadores em demonstrar a importância da liberdade económica e das instituições políticas como determinantes dessa mesma performance.
FONTE: http://liberdadeeconomica.com.br/o-que-e
Para ver a evolução do índice de todos os países do mundo nos últimos anos, clique aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário